Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, Daniel Domingues dos Santos está desenvolvendo o projeto “O dilema brasileiro da alfabetização”, que terá duração de um ano.
O projeto pretende analisar globalmente o conjunto de avaliações de alfabetização realizadas nos últimos 30 anos e discutir, sob diferentes critérios a respeito do que significa estar alfabetizado, qual seria a possível magnitude do analfabetismo brasileiro nos dias de hoje. Em seguida, será feita uma análise das principais coincidências e diferenças nos eixos estruturantes da política nacional de alfabetização no período, para verificação de quais aspectos apresentam continuidade ou não. Finalmente, Daniel discutirá como a educação infantil deve contribuir para o processo de alfabetização das crianças à luz das melhores práticas internacionais. Ainda que haja vasta literatura demonstrando que já a partir da primeira infância haja grande plasticidade cerebral e disposição da criança para a aquisição da linguagem, permanece um tabu encaminhar uma proposição mais diretiva a respeito da contribuição da educação infantil para este processo.
Daniel Domingues dos Santos possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo , mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Economia pela University of Chicago. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Educação, Desenvolvimento Infantil e Mercado de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pobreza, capital humano, bem-estar social e mercado de trabalho.

