Desvendando padrões, texturas, formas e funções complexas na natureza

No dia 13 de outubro, às 13h30, será realizada a mesa-redonda “Desvendando padrões, texturas, formas e funções complexas na natureza”, no auditório do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto.

Padrões morfológicos na natureza têm sido detectados desde que as ciências naturais utilizaram da observação em campo e de recursos de desenho e das artes visuais em geral para seu registro como descrição qualitativa, muitas vezes única ou para a determinação de padrões.

O aparecimento da fotografia e dos sistemas de captura de imagem em alta resolução geraram uma quantidade de informação que precisa ser analisada por meio de métodos automatizados e computacionais.

Na presente mesa-redonda um fisiologista vegetal, Jairo Palta Paz (University of Western Australia), um neurofisiologista, Norberto Garcia-Cairasco (Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto), e um físico, Odemir Bruno (Instituto de Física da USP São Carlos), discutirão, da óptica de seus campos de investigação, como formas, texturas, padrões de raízes, árvores, folhas, neurônios, obedecem às regras de sistemas complexos que geram funções emergentes.

Os pesquisadores debaterão como analisar coleções de dados cada vez maiores (big data) com os instrumentos da fisiologia, genética, de imagens macro e microscópicas e de algoritmos computacionais.

Concluindo, irão ponderar sobre a repetição de padrões na natureza e sua importância na interpretação da adaptação e eficiência do processamento de informação.

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Reflexões em Neurociência Contemporânea do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da FMRP e Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto, com o apoio da Rádio USP Ribeirão Preto.