Conferência on-line discute crimes do colarinho branco

Crimes de colarinho branco são geralmente cometidos por empresas e seus funcionários, ou realizados por indivíduos no âmbito da sua profissão. Para discutir esse tipo de delito, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, em parceria com a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa, promove no dia 30 de setembro, às 14h, a conferência “Ofensores e vítimas de crimes de colarinho branco: características, fatores de risco e carreiras”.

O evento será exclusivamente on-line, com transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do polo no Facebook. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem um formulário disponibilizado no chat das ferramentas durante o evento.

A palestrante será a docente da Faculdade de Direito da Universidade do Porto Rita Faria. Ela vai abordar os resultados de vários trabalhos internacionais sobre as características de quem comete esse tipo de crime, além de fatores de risco para sua realização, carreiras criminais e graus de especialização. Rita vai destacar também a necessidade de conduzir mais e melhores estudos sobre esse delito que, apesar de criar danos mais significativos do que a criminalidade convencional, recebe menor atenção dos cidadãos, das políticas criminais e da comunidade acadêmica.

Rita Faria é professora auxiliar e vice-diretora da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. É também vice-diretora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (CIJ) e presidente do Euroc, o grupo de trabalho sobre crimes organizacionais da European Society of Criminology. Desenvolve suas pesquisas em torno da fraude científica e outros comportamentos desonestos em contexto profissional, crimes de colarinho branco, das empresas e crimes ambientais.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais na página do grupo.