Rede CienArtES participa de 43ª Reunião da SBNeC

A Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade, um dos grupos ligados ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, participou da programação da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). O grupo promoveu no dia 13 de outubro, às 9h30, a mesa redonda Momento de Reflexão: Uma Visão Multiétnica do Mundo e do Comportamento.

Os valores para participar do evento completo variaram entre R$ 30 e R$ 60.

Entre os participantes da mesa redonda, estavam o coordenador da Rede CienArtES, Norberto Garcia-Cairasco; o pedagogo e estudante de mestrado em Antropologia Social na USP Tiago de Oliveira Nhandewa; o professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Olagide Wagner de Castro; e o doutorando em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP Cláudio Luiz da Silva.

Eles abordaram temas como a identidade do cientista latino-americano,  o protagonismo indígena, as percepções e os desafios étnicos para um jovem cientista e a visão de um neurofilósofo a partir da percepção de um jovem negro e ex-interno da Febem.

Mais informações sobre a mesa redonda e a Reunião Anual da SBNeC: sbnec.org.br/eventos.

Sobre a Rede CienArtES

A Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (CienArtES) tem como metas a realização de simpósios nacionais e internacionais, mesas-redondas, debates e eventos de divulgação científica que considerem os múltiplos aspectos das Neurociências.

O grupo pesquisa e debate as diversas interfaces relacionadas ao cérebro, suas funções e disfunções, os conceitos de consciência, livre arbítrio, moralidade, comportamento social, agressão, violência, tomada de decisões, entre outros.

A coordenação do grupo é do professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP Norberto Garcia-Cairasco.

Saiba mais sobre as atividades realizadas pela Rede CienArtES em 2019 acessando o relatório neste link.