Criação de vínculos e gestão emocional podem ajudar a reduzir violência em escolas

Criação de vínculos e gestão emocional podem ajudar a reduzir violência em escolas

A violência nas escolas não está presente somente na forma de ataques de violência extrema, mas principalmente nas relações cotidianas entre os alunos e entre alunos e professores. No USP Analisa desta quinta (28), que vai ao ar pela Rádio USP, os pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da USP Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave e Samia Mercado Alvarenga discutem o que a comunidade escolar pode fazer para evitar esse tipo de situação. 

Luiz destaca que os profissionais da educação não têm um preparo específico em sua formação para lidar com essas questões e que há um desafio em convencê-los de que também é parte de suas atribuições lidar com questões comportamentais, que extrapolam o ensino das disciplinas.

“É um desafio grande montar esse quebra-cabeça, de fazer com que esses profissionais que tão dando aula para muitos estudantes consigam ter a formação adequada e consigam criar esses vínculos para se aproximar mais dos alunos. Porque essa é uma das chaves, a gente conseguir ter uma escola em que o vínculo afetivo entre os estudantes e entre os estudantes e os professores efetivamente aconteça. Que os alunos gostem de estar naquele ambiente, que eles se sintam respeitados e, da mesma forma, os professores”.

Para Samia, é fundamental também trabalhar ações ligadas à educação socioemocional e à gestão emocional tanto para os professores quanto para os alunos. “Desenvolver a empatia, a resiliência, cuidado com as emoções, a forma como vai externalizar essas emoções, tudo isso deve ser também aprendido na escola. Muitas vezes, os pais não conseguem passar esse aprendizado para as crianças em casa em função da vida moderna, de ter que trabalhar de manhã, de tarde e noite e a criança ficar desassistida nesse sentido. Então a escola tem que ser palco de aprendizagem no seu sentido mais amplo. Aprendizagem de cidadania, de gestão de emoções, de competências socioemocionais e de uma linguagem que seja voltada para a paz, e não uma linguagem que normalize a violência”.

O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar pela Rádio USP às quintas-feiras, às 16h40, um pequeno trecho do podcast de mesmo nome, que pode ser acessado na íntegra nas principais plataformas de podcast.

O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram ou em nosso grupo no Whatsapp.

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