Serão exploradas as conexões entre três importantes temas da contemporaneidade: aprendizagem, tecnologia e inovação e suas relações in situ em casos de tecnologias de aprendizagem em ação no Brasil e na Inglaterra. Assim, um dos propósitos do estudo a ser apresentado é contribuir com perspectivas de superação de dificuldades para o desenvolvimento de políticas e de práticas educacionais.No ensino superior, a formação de profissionais atualizados é, definitivamente, estratégica para as economias competitivas globalmente. Profissionais com pouca escolaridade, geralmente, desenvolvem atividades manuais simples, sendo quase impossível a adaptação a técnicas e processos de produção mais sofisticados. Portanto, a formação de cidadãos aptos a desempenharem tarefas complexas e dispostos a enfrentarem os desafios das novas e desconhecidas demandas, fazendo intenso e consciente uso de tecnologias inovadoras, é o que se deseja de uma educação contemporânea.
Sobre Ronaldo Mota: Pesquisador do CNPq na área de Física, consultor educacional e Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Física na Universidade de São Paulo, Mestre na Universidade Federal da Bahia, Doutor na Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutor na University of British Columbia-Canadá e na University of Utah-EUA e condecorado pelo Presidente da República como Comendador e promovido à Classe Comendador Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em Física, a área principal de atuação é Modelagem e Simulação em Materiais Nanoestruturados, com ênfase em Funcionalização de Nanotubos de Carbono. Em Educação, as áreas de interesse são: Tecnologias Educacionais Inovadoras, Aprendizagem Independente em Educação Superior e Gestão da Inovação. Fundador e Assessor Especial da empresa britânica EdUKationBr e Presidente do Conselho de Administração da empresa Neoprospecta no Parque Sapiens-SC. Foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretário Executivo do Conselho Nacional de Educação, Secretário Nacional de Educação Superior, Secretário Nacional de Educação a Distância e Ministro Interino do Ministério da Educação e ocupou a Cátedra Anísio Teixeira/CAPES, como Visiting Professorial Fellow no Institute of Education da University of London.


