Evento on-line discute percepção de seguridade no ambiente urbano

O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, em parceria com a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa (AICLP), promove no dia 27 de agosto, às 14h, a conferência on-line “Percepção de Seguridade no Ambiente Urbano: Perspectivas e Aplicações”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A transmissão será pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do instituto no Facebook. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem um formulário disponibilizado no chat das ferramentas durante a transmissão.

O palestrante será o professor da Universidade de Brasília (UnB) Otavio Henrique da Silva. Ele vai abordar aspectos relacionados à percepção de segurança pessoal nas cidades, começando pelo conceito de seguridade percebida e seu impacto nas decisões de mobilidade e uso dos espaços públicos. Silva vai explorar ainda a relação entre crime e ambiente construído, abordando teorias da criminologia ambiental que explicam como o desenho urbano pode influenciar tanto a ocorrência quanto a prevenção de crimes.

Outros tópicos discutidos na palestra serão as perspectivas relevantes sobre a prevenção  de crimes através do planejamento urbano e também as características do ambiente urbano que moldam a percepção de segurança, considerando fatores individuais, físicos e sociais.

Otavio Henrique da Silva é doutor em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá, engenheiro ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e engenheiro civil pela Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional. Atualmente, é docente do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e também do Programa de Pós-Graduação em Transportes da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência nas áreas de planejamento de transportes, mobilidade sustentável, transporte ativo e planejamento urbano.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais na página do grupo.