Webinar discute aprendizagem escolar em cidades de médio porte

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, realiza no dia 24 de fevereiro, às 17h, o webinar Fatores associados às aprendizagens escolares em cidades de médio porte.

O palestrante será Ricardo Paes de Barros, economista e professor do Insper, que apresentará sua pesquisa sobre os fatores que são mais significativos para explicar os resultados de aprendizagens escolares em cidades de médio porte de todo o Brasil.

O evento terá como moderador o titular da Cátedra, professor Mozart Neves Ramos, e Luiz Roberto Liza Curi, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), será o debatedor.

Sobre os participantes

Ricardo Paes de Barros é doutor em economia pela Universidade de Chicago, integrou por 30 anos o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), desenvolvendo trabalhos sobre temas como desigualdade e pobreza, mercado de trabalho e educação. Atualmente coordena a Cátedra Ayrton Senna no Insper, onde se dedica ao uso de evidência científica para identificação de desafios nacionais, formulação e avaliação de políticas públicas.

Mozart Neves Ramos possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e pós-doutorado em Química pela Politécnica de Milão – Itália (1987-1988). Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco de 1977 a 2013; pró-reitor Acadêmico da UFPE (1992-1995); presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (1993); reitor da UFPE em 1996-1999 e 2000-2003; presidente da Andifes (2002/2003); secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006); presidente do Consed (2006); presidente executivo do Todos Pela Educação (2007-2010); e diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação (2018-2022).

Luiz Roberto Liza Curi é sociólogo e doutor em Economia pela Unicamp. É Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, desde 2016, tendo sido reconduzido em 2020. Foi Presidente da Câmara de Educação Superior por dois mandatos, de agosto de 2016 a agosto de 2018 e Presidente do Conselho Nacional de Educação de outubro de 2018 a julho de 2020. É membro do Conselho Superior da CAPES e da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação, PNPG/CAPES.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte.

Com quatro anos de duração total, a Cátedra vai focar sua atuação inicial na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em Ribeirão Preto.

Sérgio Henrique Ferreira foi médico farmacologista e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Suas pesquisas possibilitaram o desenvolvimento de agentes anti-hipertensivos a partir de um peptídeo extraído do veneno da jararaca, resultando no medicamento Captopril. Por essa pesquisa, recebeu um prêmio pela American Health Association, em 1983. Foi também membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).