Trajetórias das Desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos

No dia 24 de agosto, às 14h30, o Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), promoverá a palestra “Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos”.

A palestrante será a professora Marta Arretche, docente do Departamento de Ciência Política da USP, e o evento acontecerá no anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, Bloco A da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Ribeirão Preto (FEA-RP).

O objetivo da palestra será debater as conexões entre democracia, políticas públicas e desigualdade, tendo como base os resultados de uma ampla pesquisa que resultou no livro “trajetória das desigualdades, como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos”, organizado por Arretche.

A professora destaca a necessidade de examinar, além da renda, as diversas dimensões da desigualdade, como participação política, acesso a serviços públicos, inserção no mercado de trabalho, raça e questões de gênero, trajetória de migração e afiliação religiosa.

A exposição demonstrará também que as macro transições, isoladamente, não são suficientes para explicar a trajetória das desigualdades, pois as decisões governamentais e a continuidade das políticas são cruciais para que ocorram mudanças significativas nas ordens social e econômica.

Sobre Marta Arretche: Professora Titular do Departamento de Ciência Política da USP, Diretora do Centro de Estudos da Metrópole e editora da Brazilian Political Science Review. É membro da Coordenação Adjunta de Programas Especiais da Diretoria Científica da FAPESP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado no Departamento de Ciência Política do Massachussets Institute of Technology (EUA)