Realizada em 2021, foi voltada exclusivamente a gestores e técnicos municipais de educação e a profissionais de áreas correlatas e promovida em parceria com a União dos Dirigentes Municipais do Estado de São Paulo (Undime-SP).
Formação realizada em três edições, voltada a diretores e vice-diretores de escolas de municípios parceiros da Cátedra. Abordou pontos dessa base nacional comum definida em um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicado em maio de 2021.
* Edição 2022
* Edição em parceria com Associação de Municípios Alagoanos
* Edição em parceria com Secretaria de Educação do MS e Fadeb-MS
* Playlist no YouTube
Promovido em 2022, em parceria com o IEDE, com o objetivo de formar técnicos das secretarias municipais para contribuir com a qualidade da gestão educacional com base em pesquisas e evidências.
Realizada em 2022, voltada a professores da rede municipal de Ribeirão Preto. O objetivo foi promover o aprofundamento teórico-prático a partir de duas temáticas centrais da matemática: grandezas e medidas e geometria.
Realizado em 2022, com técnicos de secretarias municipais de Educação de 12 municípios parceiros, com o objetivo de capacitá-los a produzir relatórios educacionais robustos e esclarecedores para suas redes de ensino.
Realizada em parceria com o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) em 2023, reunindo diretores de escolas de 21 municípios gaúchos. O foco foi o papel das lideranças para fomentar o desenvolvimento da comunidade escolar e reduzir desigualdades no desempenho dos estudantes.
Realizada em 2023, em parceria com o Centro Universitário Facens, voltada a professores da Diretoria Regional de Sorocaba. O objetivo era desenvolver competências e habilidades para educadores enriquecerem suas práticas pedagógicas, tendo como referência a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica.
Promovida em 2024, em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul (Fadeb). O foco foi auxiliar os coordenadores pedagógicos a dominar o uso de novas ferramentas e práticas pedagógicas e utilizar de forma estratégica os dados e indicadores de uma escola, permitindo assim orientar o desenvolvimento de professores e conquistar melhorias importantes no ensino e na aprendizagem dos estudantes
Realizada em 2024, em parceria com o Instituto Dacor, teve como objetivo sensibilizar agentes políticos sobre a importância de políticas públicas para tratar da educação antirracista e de equidade racial e oferecer recomendações para a implementação de medidas concretas nas redes de ensino.
Promovida em 2024, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Capacitou técnicos de secretarias municipais de Educação de dez municípios alagoanos para analisar os dados educacionais de suas redes de ensino, buscando traçar planos de ação que melhorem a aprendizagem dos estudantes.