A segurança privada tem crescido não apenas no Brasil, mas em todo o mundo nos últimos anos. Os agentes que atuam nessa área têm ocupado funções de policiamento em diversos contextos, inclusive em locais importantes para a socialização dos jovens. Para discutir essa tendência, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa promovem no dia 26 de abril, a partir das 13h30, mais um evento de seu Ciclo de Conferências, desta vez com o tema “Jovens, agentes de segurança privada e contextos”.
O palestrante será o professor da Faculdade de Direito do Porto e da Universidade Lusíada Samuel Moreira. Ele vai apresentar os resultados de um estudo que conduziu seis grupos focais com jovens das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto sobre percepções, julgamentos e experiências de contato dos jovens com os agentes de policiamento.
Samuel Moreira é professor auxiliar convidado da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e da Universidade Lusíada – Norte (Porto), além de investigador afiliado no Centro de Investigação Interdisciplinar da Escola de Criminologia – Crime, Justiça e Segurança (CJS) e no Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA). Seu trabalho acadêmico é principalmente nas áreas de segurança e policiamento, e seus interesses de pesquisa são focados em governança de segurança, policiamento plural, polícia, segurança privada, segurança urbana e cibercrime.
Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br
Sobre o Grupo de Pesquisa
A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais em https://sites.usp.br/iearp/criminologia-experimental-e-seguranca-publica.