Difusão científica e legitimidade universitária são temas de webinar

A pandemia de covid-19 e as trágicas consequências do negacionismo científico visto em alguns setores da sociedade deixaram explícita a importância da comunidade acadêmica e de instituições ligadas à ciência estarem próximas da população por meio da divulgação de suas pesquisas e da conscientização sobre seu papel fundamental no desenvolvimento do país. Com essa temática em mente, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) e o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP realizaram no dia 1º de setembro, às 14h, o webinar Para além da torre de marfim: difusão científica e legitimidade universitária.

Participaram como palestrantes o docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Kleber Del Claro, o assistente de comunicação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP Leonardo Rezende e o integrante da União Pró-Vacina e da Vidya Academics Wasim Syed. A mediação foi do gestor de difusão científica do CRID Flávio Martins.

Eles traçaram um panorama da difusão científica e do papel da comunicação na legitimação da universidade perante a sociedade, além de mostrarem exemplos práticos de difusão científica e também os impactos da desinformação.

Mais informações: crid@fmrp.usp.br.

Sobre os palestrantes

Kleber Del Claro é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Unicamp, tem mestrado e doutorado em Ecologia também pela Unicamp. Atualmente é professor titular e diretor de Pesquisas da UFU.

Leonardo Rezende é graduado em Relações Internacionais pela Unesp, tem especialização em comércio exterior também pela Unesp e MBA em Administração de Empresas pela FEA-RP/USP. Atualmente é assessor de comunicação da FEA-RP.

Wasim Syed é estudante de graduação em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP. É fundador e atual presidente da plataforma de divulgação científica Vidya Academics e da liga acadêmica Liga de Ômicas. Também é integrante da União Pró-Vacina.

Para saber mais sobre os eventos do IEA-RP, clique na aba Atividades.