Coordenador de grupo do IEA-RP recebe título de doutor honoris causa

O Claustro de Doutores da Universidad de Salamanca, na Espanha, aprovou na semana passada a concessão do título de doutor honoris causa ao coordenador do Grupo de Estudos “Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (CienArtES)” do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, Norberto García-Cairasco.

Cairasco, que também é professor titular e chefe do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, é referência mundial em pesquisas sobre epilepsia e no desenvolvimento de modelos animais de experimentação dessa patologia. Graduado em Biologia pela Universidad del Valle, na Colômbia, tem mestrado e doutorado em Fisiologia pela FMRP e pós-doutorado pelo Duke University Medical Center. Uma de suas principais ações foi impulsionar a criação de redes de colaboração entre pesquisadores de diferentes países, além de pontes entre o Laboratório de Neurofisiologia da FMRP e o Instituto de Neurociencias de Castilla y León, também localizado em Salamanca, na Espanha.

“Recebo a notícia desse mais alto e honroso reconhecimento que uma Universidade pode outorgar com muita humildade e gratidão. Premia este momento muitas aventuras na Educação, na Ciência e nas Artes, e muitas vidas que estiveram perto de mim em todas as épocas. Sem tantas pessoas na minha retaguarda, ao meu lado ou iluminando o meu caminho, essas histórias seriam simplesmente inexistentes”, afirmou ele.

Além de Cairasco, a reunião do Claustro de Doutores concedeu título de doutor honoris causa à antropóloga argentina Rita Laura Segato, conhecida por pesquisas sobre questões de gênero em povos originários e comunidades latinoamericanas; à socióloga espanhola María Ángeles Durán Heras, pioneira na pesquisa sobre trabalho não remunerado, a situação social da mulher e seu ambiente social e de trabalho, economia da saúde e desigualdade no uso do tempo; e ao cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso, considerado um dos melhores músicos do mundo nos séculos 20 e 21.

A cerimônia oficial de outorga dos títulos será realizada presencialmente no dia 28 de junho.