Conferência on-line debate resultados educacionais da rede municipal em Ribeirão Preto

Apesar de avanços na universalização do ensino nas últimas duas décadas, o Brasil enfrenta um grande desafio em relação à aprendizagem escolar e à desigualdade entre escolas de uma mesma rede ou entre redes escolares de municípios próximos. Uma análise feita pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP na rede municipal de Ribeirão Preto deixa esse cenário bastante evidente. Mas o que fazer para solucionar esses problemas? Para debater propostas em torno dessa questão, o IEA-RP promoveu no dia 20 de julho, às 19h, a conferência on-line Diagnóstico dos resultados educacionais do município de Ribeirão Preto: sugestões para melhoria.

O palestrante foi o professor titular do Insper Ricardo Paes de Barros. Doutor em economia pela Universidade de Chicago, integrou por 30 anos o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), desenvolvendo trabalhos sobre temas como desigualdade e pobreza, mercado de trabalho e educação. Atualmente coordena a Cátedra Ayrton Senna no Insper, onde se dedica ao uso de evidência científica para identificação de desafios nacionais, formulação e avaliação de políticas públicas.

O secretário municipal de Educação de Ribeirão Preto Felipe Elias Miguel também esteve presente no evento. Ele é bacharel em Administração Pública pela Unesp e em Direito pela Universidade Mackenzie. Possui especialização em Economia Financeira pela Unicamp, MBA pela Fundação Getúlio Vargas e é mestre em Finanças e Controladoria pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

Participou ainda da discussão o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, Mozart Neves Ramos. Em 2020, ele conduziu uma análise nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) obtidos por escolas da rede municipal de Ribeirão Preto nos últimos 7 anos. Essa avaliação detectou uma série de desigualdades no aprendizado dos estudantes. O trabalho pode ser acessado neste link.

A moderação do evento foi feita pelo coordenador do IEA-RP Antonio José da Costa Filho. Mais informações: iearp@usp.br.

Para saber mais informações sobre as atividades da Cátedra, entre em nosso canal no Telegram (https://t.me/catedraiearp). Ou se quiser saber as novidades do Instituto, entre em nosso canal (https://t.me/iearp).