Artigos de grupo do IEA-RP integram repositório global da OMS sobre covid-19

Dois artigos sobre covid-19 produzidos pelo Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, estão entre os recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Eles integram um repositório global mantido pela instituição, que reúne 470 mil trabalhos relacionados à doença.

“Esses dois trabalhos integram pesquisas de longo tempo na área de saúde pública que eu e o vice-coordenador do GPublic, o professor João Luiz Passador, desenvolvemos com os pesquisadores convidados e com financiamento do CNPq”, explica a coordenadora do grupo, Cláudia Souza Passador.

Um deles, intitulado Running away from the jab: factors associated with COVID-19 vaccine hesitancy in Brazil, foi feito em parceria com pesquisadores da Universidade Nova de Lisboa e avalia os fatores que contribuem para a disposição dos brasileiros em se vacinar contra a covid-19. O trabalho analisou cerca de 1.600 respostas a um questionário on-line coletadas em quase todos os Estados e capitais brasileiras. Segundo os pesquisadores, o posicionamento político e a percepção do desempenho do governo foram os fatores que mais interferiram na hesitação vacinal.

O outro artigo, How did the UK government face the global COVID-19 pandemic?, foi produzido em parceria com a University of Kent e analisa a atuação do governo do Reino Unido no enfrentamento à covid-19. “Ele avalia as primeiras iniciativas que o país teve em relação à doença, mais discretas, e o posterior reconhecimento da necessidade de articulação de todos os países que compõem o Reino Unido. Diferente do Brasil, onde até hoje não temos uma articulação da Federação nesse sentido. No artigo, mostramos justamente a importância dessa coordenação para as políticas públicas de combate à pandemia”, explica Cláudia.

Sobre o GPublic
O Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic) é um grupo de pesquisa registrado no CNPq e ligado ao IEA Polo Ribeirão Preto da USP. Sua produção científica está direcionada a quatro linhas de pesquisa: Desenvolvimento Local e Territorial, Inovação Organizacional, Políticas Públicas Integradas e Avaliação de Políticas Públicas. Saiba mais em: .